LUZIÂNIA RESGATA TRADIÇÃO DAS CAVALHADAS COM APOIO DO PREFEITO DIEGO SORGATTO

Encenação não acontecia na cidade há 17 anos

“Uma alegria imensa poder resgatar esta tradição que ficou tantos anos adormecida”, assim definiu o prefeito Diego Sorgatto sobre o resgate das Cavalhadas em Luziânia que aconteceu neste sábado (03).

Segundo menções do botânico e naturalista francês August Saint Hilaire, que esteve em Goiás no início do século XIX, a primeira Cavalhada registrada no estado aconteceu no Arraial de Santa Luzia, atualmente município de Luziânia.

“As encenações das Batalhas entre Mouros e Cristãos já não era realizada na cidade há 17 anos e me sinto grato por ter feito parte deste resgate de nossa tradição, história e cultura”, afirma o secretário de Educação, Tiago Machado, um dos principais articuladores da retomada.

Para a realização do evento, a prefeitura contou com apoio do Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e da Retomada. Luziânia é o terceiro município a receber o circuito das Cavalhadas 2023.

Circuito 2023

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 15 municípios: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações para se prepararem para o circuito do ano que vem.

Você está visualizando atualmente LUZIÂNIA RESGATA TRADIÇÃO DAS CAVALHADAS COM APOIO DO PREFEITO DIEGO SORGATTO