_ Plano Municipal pela Primeira Infância prevê a ampliação de 3,5 mil vagas de creches na rede pública em um período de no máximo 5 anos, zerando assim a fila de espera nesta modalidade de ensino_

“O município de Luziânia já fez o dever de casa: produziu seu plano, um exemplo que merece ser aplaudido e imitado”, escreveu o conselheiro Daniel Goulart, coordenador do Pacto Nacional pela Primeira Infância no TCM-GO no artigo Mãos à obra, publicado nesta quinta-feira (18), no Jornal O Popular.

A referência ao documento se deve, em parte, pelo fato de Luziânia ter sido o primeiro município de Goiás a criar o Plano Pela Primeira Infância, ainda no mês de maio de 2023.

“Ação importantíssima e necessária que reuniu a sociedade civil e os poderes constituídos para colocar o município na vanguarda sobre a proteção, preservação e ampliação dos direitos das nossas crianças”, explicou o prefeito Diego Sorgatto ao comentar a publicação do artigo.

Vale ressaltar ainda que Luziânia teve protagonismo internacional quando o Plano foi apresentado, em agosto último, no 12° Fórum das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, o município foi representado pelo secretário de Educação, Tiago Machado, que apresentou o documento como exemplo de boas práticas no painel “Invisíveis e Inéditos: O Custo de Ignorar as Crianças na Devida Diligência dos Direitos Humanos”.

Com metas audaciosas, o Plano Municipal pela Primeira Infância prevê a ampliação de 3,5 mil vagas de creches na rede pública em um período de no máximo 5 anos, zerando assim a fila de espera nesta modalidade de ensino. Também atuará na melhoria nutricional infantil, na cobertura vacinal das crianças, nos cuidados com a saúde de gestantes, no acolhimento familiar e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade.

“Metas que já estamos perseguindo e que acreditamos que o município as alcançará dentro do prazo previsto”, concluiu o prefeito Diego Sorgatto.

Sorgatto ainda agradeceu a todos que participaram da elaboração do Plano, em destaque para a Procuradora-Geral do Município, Yasmin Melo e a titular do Juizado da infância e Juventude de Luziânia, Dra. Célia Lara.

Foto: Prefeito Diego Sorgatto e Procuradora-geral do município Yasmin Melo

Você está visualizando atualmente LUZIÂNIA É EXEMPLO PARA O PAÍS EM RELAÇÃO À DEFESA DOS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA