INTRODUÇÃO

Conforme orientação do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes, Luziânia está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. O início da imunização aconteceu em 20 de janeiro, onde foram utilizadas as 1.300 doses da vacina Coronavac. Em 25 de janeiro, com a chegada de mais 930 doses da vacina de Oxford, a Campanha segue vacinando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização.

OBJETIVO GERAL

Reduzir e ou zerar casos graves e óbitos pela covid19, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.

META

Vacinar pelo menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.

PÚBLICO ALVO

• Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) e trabalhadores de saúde de tais locais;

• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e trabalhadores de saúde de tais locais;

• População indígena vivendo em terras indígenas;

• Trabalhadores da saúde.

Num segundo momento, outros públicos alvo serão inseridos no processo de imunização, como os idosos acima de 75 anos, e nas fases seguintes, serão contempladas pessoas de 60 a 74 anos, a fim de que posteriormente, sejam imunizados os portadores de doenças crônicas e demais grupos definidos pelo Plano nacional de Imunização.

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO

Vacinação será realizada em 02 unidades de saúde fixas (UBS – Setor Leste e Mingone II) e 01 unidade volante, que atenderá as instituições de longa permanência e os profissionais do Hospital Regional de Luziânia (Hospital de Campanha).

PRECAUÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

Pessoas menores de 18 anos de idade; gestantes; pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma Vacina, pessoas com febre e com diagnostico de Covid-19 (estas últimas recomenda-se o adiamento da vacinação).

DISTRIBUIÇÃO, ARMAZENAMENTO E CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

As vacinas serão distribuídas ao município pela Regional de Saúde, após envio pelo Estado, e serão armazenadas em local refrigerado. Em seguida, as doses serão disponibilizadas os pontos de vacinação em caixas térmicas devidamente ambientadas e termômetros para conferência regular da temperatura. Todo o processo logístico será realizado escolta armada.

Elaboração:

ADRIANA ALCANTÁRA MOTTA