A Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia esclarece que foram confirmados na região do Entorno dois casos da variante do vírus SARS-CoV-2 originária no Reino Unido.

Os casos foram detectados nos municípios de Luziânia e Valparaíso de Goiás em pacientes que relataram contato com parentes que residem na Inglaterra e vieram ao Brasil para as festividades de final de ano.

O responsável por detectar a nova variante foi o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que realizou o sequenciamento genético do vírus. Os exames de RT-PCR dos dois pacientes foram realizados em 31 de dezembro e a confirmação da nova variante aconteceu na sexta (12) por meio da nota publicada no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) https://www.saude.go.gov.br/.

Estudos apontam que essa variante britânica, chamada de B.1.1.7, tem maior capacidade de transmissão, mas ainda não há evidências de que ela provoque aumento da taxa de mortalidade e agravamento da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a SES-GO e a Regional de Saúde do Entorno Sul vem monitorando e acompanhando estes pacientes e novos casos que possam surgir. Entre as ações mais urgentes estão a busca ativa de pessoas que tiveram contatos com os infectados, a verificação de quantos sintomáticos, coleta de amostras para verificação de RT-PCR e consequentemente o possível sequenciamento de amostras.

O município de Luziânia não tem medido esforços para proteger os seus munícipes, tanto da contaminação pelo Coronavírus, quanto promovendo meios de tratamento, inclusive intercedendo junto ao estado de Goiás para disponibilização de novas Unidades de Terapia Intensiva para os quadros mais graves da doença.

E neste sentido, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua alertando a todos os luzianienses para redobrarem os cuidados de prevenção contra a Covid-19. Medidas sanitárias, como lavar as mãos, usar álcool em gel 70%, uso da máscara e o distanciamento social são imprescindíveis neste momento.  Enfrentamos uma crise sanitária sem precedentes, e somente estes cuidados, juntamente com a vacinação, podem nos ajudar a superá-la.

Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia