ALÉM DOS PONTOS FIXOS DE VACINAÇÃO, O MUNICÍPIO DISPÕE TAMBÉM DA IMUNIZAÇÃO VOLANTE POR MEIO DO ÔNIBUS DA VACINA

Das 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) recebidas pelo Governo de Goiás, apenas 13% foram aplicadas no público alvo de crianças com idade de 10 e 11 anos. Em Luziânia foram entregues 6.345 doses do imunizante e foram aplicadas 850 doses, um percentual correspondente aos demais municípios goianos.

No entanto, para facilitar a procura pela vacina, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar os pontos de vacinação, que antes se concentravam em 4 unidades.

“A partir de amanhã (27) os imunizantes estarão disponíveis em todas as UBS’s do município, exceto no Cais e UBSF do Jardim Luzília que estão em reforma e a UBSF do Setor Leste que não possui sala de vacina”, explicou o secretário de Saúde, Glenio Magrini.

Além dos pontos fixos de vacinação, o município dispõe também da imunização volante por meio do ônibus da vacina que percorre o município, inclusive a zona rural.

O secretário de Saúde explica ainda que “as vacinas foram testadas e aprovadas pela Avisa. São seguras e eficazes e não oferecem qualquer risco para a saúde das crianças”.

O esquema vacinal da Qdenga é divido em duas doses com intervalo de 3 meses e a proteção contra o vírus da dengue acontece após a aplicação da segunda dose.  Além disso, quem teve a doença há menos de seis meses não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) confirmou nesta segunda (26) 13 mortes no estado por dengue, em 2024. Outras 68 mortes estão em investigação. Ao todo, são quase 25 mil casos confirmados da doença desde o início do ano.

Você está visualizando atualmente ALÉM DOS PONTOS FIXOS DE VACINAÇÃO, O MUNICÍPIO DISPÕE TAMBÉM DA IMUNIZAÇÃO VOLANTE POR MEIO DO ÔNIBUS DA VACINA