Programa se tornou referência para Goiás e para o Brasil

Enquanto a ANTT autoriza o aumento de 8,56% nas passagens de ônibus interestaduais na região do Entorno, Luziânia colhe frutos da implementação do Tarifa Zero no transporte público. Há exatos 3 meses, o programa começou a funcionar no município e já contabiliza mais de um milhão de passageiros transportados neste período.

A média antes do programa era de 4 mil usuários por dia, com o preço da passagem a R$ 2,90. Já com o subsídio da prefeitura, mais de 11 mil pessoas usam diariamente o transporte no município, inclusive na zona rural, que possui três linhas especiais para atender as áreas mais povoadas.

“O Tarifa Zero garante o direito de ir e vir de todos os cidadãos, independentemente da idade e classe social. Já são mais de 45 mil usuários cadastrados e se beneficiando do programa. E os benefícios podem ser vistos nas áreas social, ambiental e econômica, como a redução da poluição, do congestionamento e da desigualdade”, afirmou o prefeito Diego Sorgatto ao avaliar ao sucesso do programa.

APOIO POPULAR

Usuários do Tarifa Zero apoiam a iniciativa, como é o caso da Dona Francisca, moradora do distrito do Jardim Ingá, que usa o transporte público para se deslocar até o trabalho:

“Antes com a cobrança da passagem a gente tinha que economizar em casa, inclusive, com a compra de alimentos para que conseguir fechar o mês. Agora ficou mais fácil e dá até para levar um lanche para as crianças quando volto para casa no final do dia”, disse.

Os comerciantes também ressaltam a injeção de dinheiro na economia local após a implementação do programa:

“Foi nítido para todos que com a economia feita com o Tarifa Zero, as pessoas passaram a consumir mais. Na minha banca não foi diferente”, afirmou seu Aroldo, dono de uma loja de salgados, no bairro JK.

REFERÊNCIA NACIONAL

Desde que foi implementado, o programa Tarifa Zero se tornou modelo para Goiás e para o país. Uma das interessadas em conhecer o programa foi a secretária do Entorno (SEDFGOIÁS), Caroliny Fleury, que em reunião com o prefeito Diego Sorgatto afirmou ter “...certeza de que este será um modelo inspirador para outras melhorias na região”.

Já o prefeito da cidade de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, que esteve em Luziânia na semana passada, com o objetivo de implantar o mesmo sistema em sua cidade, disse que o programa é a solução de um grande gargalo no município tocantinense e na maioria das cidades do país:

“Vendo aqui o formato que foi introduzido, teremos condições de levar essa possibilidade também para Paraíso e assim resolver o problema do transporte público no município”, afirmou.

Você está visualizando atualmente EM TRÊS MESES, PROGRAMA TARIFA ZERO JÁ BENEFICIOU MAIS DE UM MILHÃO DE PASSAGEIROS