BOMBAS COSTAIS SÃO GRANDES ALIADAS EM AÇÃO CONTRA DENGUE EM LUZIÂNIA

Estratégia é usada para realizar o bloqueio da transmissão da dengue em casos notificados junto à Secretaria de Saúde do município

Os agentes de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia, vêm realizando uma série de ações visando o combate às arboviroses do município. Uma das estratégias é eliminar o mosquito, causador da dengue, zika e Chikungunya, em sua fase adulta.

O método mais usado tem sido através da dispersão de inseticida por meio do conhecido Fumacê. No entanto, estudos mostraram baixa eficácia devido às barreiras que existem, como árvores, muros e outros. Por isso, os profissionais de Endemias do município utilizam as bombas costais, que permitem que o inseticida seja aplicado no interior dos imóveis em locais que não são alcançados pelo fumacê.

“As bombas são utilizadas para fazermos o bloqueio da transmissão de dengue. Recebemos a notificação de um caso, realizamos a visita com os agentes de Endemias para a eliminação de criadouros e aplicamos o UBV leve com as bombas costais, na residência e no bairro da notificação”, explica Erlan Fernando, Coordenador de Endemias do município.

Erlan explica ainda que ambas as estratégias são usadas e que uma não substituirá a outra, e ressalta que apesar dos esforços para a eliminação do mosquito, o mais importante é impedir que ele nasça:

“Se interrompermos o ciclo evolutivo do mosquito, não precisaremos combatê-lo em sua fase adulta. A receita é simples e todos já sabem, se não tem água parada, não tem mosquito e nem a transmissão da doença”.

Você está visualizando atualmente BOMBAS COSTAIS SÃO GRANDES ALIADAS EM AÇÃO CONTRA DENGUE EM LUZIÂNIA