MUTIRÃO OPERA LUZIÂNIA
Um marco na história do município quando se fala em cirurgias eletivas e oftalmológicas. Projeto idealizado pela gestão municipal e colocado em prática ainda no final de 2022.
Com números recordes de atendimento, ultrapassando os 10 mil procedimentos cirúrgicos, o mutirão Opera Luziânia contou com investimentos de mais de R$ 13 milhões oriundos de emendas parlamentares, entre elas, do atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, de quando ainda era deputado estadual.
O mutirão não é um marco só para Luziânia, mas também para Goiás e exemplo para todo o país. Isso porque com o advento da Covid-19, as cirurgias foram paralisadas e as filas aumentaram. Causando dor e sofrimento àqueles que aguardavam por um procedimento cirúrgico. Atualmente, Luziânia já não sofre com este problema e segue na dianteira do restante do Brasil que ainda planejam ações para diminuir a fila de cirurgias.
Recentemente os governos federal e estadual enviaram recursos para o município para a realização de cirurgias, montante infimamente menor do que o investido no mutirão Opera Luziânia. Todavia, recursos que ajudarão o município a continuar cuidando das pessoas e fazendo da Saúde uma prioridade constante.
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Em Luziânia, a tradicional festa em louvor ao Divino Espírito Santo surgiu em 1753. O festejo, depois da semana santa, é a principal festa da cidade de Luziânia-Goiás. O evento é símbolo cultural e religioso da cidade, que em 2023, completa 270 anos de existência. A novena do Divino Espírito Santo dura nove dias, e acontece cinquenta dias depois da páscoa.
Após as celebrações das missas, tem o momento de confraternização da comunidade quando acontecem leilões de prendas, brinquedos para as crianças e venda de comidas típicas, como o tradicional pão de queijo frito.
FOLIA DE RUA
A folia de rua é o grande momento de toda a festa. Todos os anos a população se reúne no centro comunitário da cidade para um grande almoço gratuito. Logo em seguida os devotos e foliões saem em procissão fazendo o giro com a bandeira do Divino Espírito Santo de casa em casa. No final da tarde, em frente à igreja matriz, tem o encontro das bandeiras simbolizando a união das famílias e a tradicional queima de fogos.
Através de um sorteio são escolhidos os cargos para Imperador, Imperatriz, Capitão do Mastro, Mordomo da Fogueira e Procuradores da Sorte. Os festeiros sorteados para os devidos cargos são responsáveis por ficar à frente de toda a preparação da festa e do encerramento com o giro da folia. Na última missa solene de encerramento da festa, no domingo, tem um novo sorteio para ver quem vão ser os festeiros do próximo ano e assim a tradição se renova ano a ano.
LUZIÂNIA
História
Turismo
Símbolos Municipais
Galerias
TRANSPARÊNCIA